"FIRMITAS, UTILITAS et VENUSTAS" (Tríade Vitruviana)



quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

"TEXTÃO"

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Arquiteta Silvana Zeni e arquiteto Márcio Barreto




Silvana Valério Zeni

     "TEXTÃO"...PORQUE NÃO??? Poucos lerão mesmo...Caramba como é gostoso saber que estou no caminho certo, começo a imaginar que falta pouco para eu encontrar o caminho das pedras...
     Nos últimos dias 12 e 13 tive a oportunidade de comprovar isso, por falta de atenção minha quase perdi o evento que nós Arquitetos e Urbanistas somos agraciados pelo CAU/MT nesta época do ano, datas que comemoramos nosso dia, mas enfim quando é surpresa boa, tem uma gosto todo especial também. No primeiro dia conheci pessoalmente os arquitetos Dani Magero e Bruno Capanema, e pude certificar pela palestra dada por eles, que são profissionais realmente comprometidos com sua missão, que é no meu entendimento, de mostrar o caminho do empreendedorismo aos profissionais da arquitetura, caminho este que deveria, e acredito que em breve será obrigatório nas faculdades, pois saímos da faculdade sabendo projetar, mas não preparados para o mercado de trabalho.
     Ainda equiparadamente a satisfação de participar da palestra dos idealizadores “Arquitetos de Sucesso”, Dani e Bruno, conheci o jornalista mais conhecedor de arquitetura do que muitos e muitos arquitetos, somente falta a ele, acredito (vai saber) saber projetar e o diploma de Arquiteto e Urbanista, pois Raul Juste Lores deixou a todos boquiabertos da riqueza de conhecimento da Arquitetura e Urbanismo no mundo, inclusive no Brasil. Não vejo a hora, dele lançar seu livro, se, em uma palestra ele destilou em nossa veia, tamanho conhecimento, imagine em seu livro. 
     No Segundo dia de palestras, fui apressadamente sem conferir os palestrantes, chegando la percebi que o tema era algo que eu “possivelmente já entendia”, tema este que era “O RRT como instrumento de valorização da arquitetura e urbanismo”. Ministrada pelo arquiteto Claudemir José de Andrade, um pouco desatenta, mas ali me esforçando para me concentrar, pois sei que sempre aprendemos mais, quando é um tema que “possivelmente” conhecemos. Por sorte acordei, e percebi que na minha cara estava o meu currículo, a comprovação técnica dos meus trabalhos, o Acervo Técnico. Como assim ele estava ali o tempo todo, mas em meu “ponto cego”, foi esclarecedor, a visão de taxa da RRT se caiu naquele momento e veio em mente que em varias vezes me peguei olhando oportunidades de trabalho em que se exigia Acervo Técnico, e eu acreditava, não ter ainda. Que delicia, começar listar ali mesmo, meus trabalhos destes dois anos de formada, e descobrir que poderia ter feito mais de dez RRTs, e ainda mais feliz em descobrir que ainda posso fazê-los, comprovando a autoria dos meus projetos e estudos preliminares...eu que acreditava que não tinha feito metade do que poderia ter feito nesses poucos anos de formada, descobri que estou satisfeita com os trabalhos até agora realizados. 
     Palestrantes seguiram e todos interessantíssimos, na área de ensino, como a Arquiteta Andreia Arruda Canavarros, a experiência relatada através de inúmeros projetos Urbanísticos do arquiteto Jorge Mario Jauregui, realizados nas favelas do Rio de Janeiro, projetos estes que inspiraram e firmaram ainda mais o meu “eu Urbanista”, criei varias idéias na mesma hora, inspirada nos slides que estava vendo, e por fim um profissional que já havia trocado mensagens pelo Facebook , inclusive me candidatando a discípula dos seus métodos, o arquiteto Marcio Barreto, o reconheci e não perdi tempo, o abordei e passamos boa parte do coffee break conversando sobre os métodos inovadores de abordagem do mercado de trabalho, que em apenas três anos já é uma referencia entre os profissionais de todo Brasil, inclusive, a culpa é dele por eu ter ficado sem os salgadinhos “mais saudáveis”...pensei: “Vou ficar com fome”, mas quem disse que o que nos move, o que nos inspira, que é o aperfeiçoamento do conhecimento, do nosso amor pela arquitetura não alimenta, confesso que agora três horas após o termino do evento, estou comendo algo, somente por habito, porque estou ainda satisfeita, estou ainda degustando as experiências, que gentilmente os grandes profissionais que o CAU/MT nos presentearam, sou grata, imensamente, pela recarga de energia, que nesse momento tão delicado em que no mundo e no Brasil passamos. Estou tão motivada com a profissão, como no primeiro dia de aula na faculdade.     
      Ainda agradecendo, não posso deixar de citar, que um dos palestrantes, me confidenciou que seus professores eram “elitistas” que não o motivaram a fazer arquitetura para todos, eu respondi: Nossa que sorte eu tive, pois tive excelentes professores, e citei alguns, como Jose Antonio Lemos SantosCassia Abdallah, , Ademar PoppiVera BaggettiLuiz Claudio BassamJosé Maria Andrade , etc. Sei que não citei todos os excelentes professores que tive e peço perdão, é presente a lembrança do brilho no olhar, o interesse em nos fazer entender o que é Arquitetura e Urbanismo de verdade, eles me motivam até hoje...e tenho a honra hoje de ser pra sempre aluna e colega deles, vivendo no mesmo tempo, aprendendo ainda com eles, sou realmente grata, me sinto renovada para o novo ano que esta chegando, acreditando ainda mais, que é possível fazer a diferença, na vida de quem mais precisa de Arquitetura e Urbanismo, OS MENOS ABASTADOS!!!

Um comentário:

  1. Presente maravilhoso, ter um texto publicado em seu blog, não há palavras suficientes para agradecer o reconhecimento das minhas humildes palavras...OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário.